TRABALHO FINAL PTE FORMA O PELA ESCOLA
Programa Transporte Escolar – PTE
Cursistas
Iris Rodrigues Leite
Edileuza de Araújo Silva Leite
Maria Silmara Silva Brito
RELATO DE EXPERIÊNCIA:Vivenciando a questão do Transporte Escolar no município de Medeiros Neto.
Tutora: Iracema Neres Fonseca Rebouças
Medeiros Neto/BA
2014
FORMAÇÃO PELA ESCOLA – Programa Transporte Escolar – PTE
REALATO DE EXPERIÊNCIA:Vivenciando a questão do Transporte Escolar no Município de Medeiros Neto
Relatório apresentado ao programa Fundo Nacional de Desenvolvimento na Escola – FNDE - Formação pela Escola, como instrumento de avaliação e conclusão do curso sobre Programa Nacional De Apoio Ao Transporte Do Escolar- Pnate.
Medeiros Neto/Ba2014
1.INTRODUÇÃO
O presente trabalho conclusivo tem como objetivo identificar o problema educacional que ocorre no município de Medeiros Neto, estado da Bahia, envolvendo o transporte escolar para atendimento dos alunos que vivem nas áreas rurais e de difícil acesso, tanto aqueles que estudam nas escolas municipais como nas escolas estaduais.
No referido documento vamos relatar tudo que conseguimos aprender através das leituras, nas conversas com alguns alunos, professores, pais de alunos, e com alguns funcionários da rede pública de ensino.
O Ministério da Educação executa atualmente dois programas voltados ao transporte de estudantes: o Caminho da Escola e o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate), que visam atender alunos moradores da zona rural.
O programa Caminho da Escola foi criado pela resolução nº 3, de 28 de março de 2007, e consiste na concessão, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de linha de crédito especial para aquisição, pelos estados e município, de ônibus, micro-ônibus,vans, Kombis zero quilômetro e embarcações novas.
Já o Programa Nacional de Apoio aos Transportes do Escolar (Pnate) foi instituído pela Lei nº 10.880, de 9 de junho de 2004, com o objetivo de