apo2
INTRODUÇÃO
A organização, a fim de atingir seus objetivos e utilizar da melhor maneira possível seus recursos, não pode produzir ao acaso algo desnecessário, ou seja, deve executado o planejamento e cálculo antecipado de sua produção e, ao mesmo tempo, o monitoramento e controle da mesma.
A empresa foco de estudo deste trabalho está em funcionamento há mais de três anos no seguimento de alimentos na cidade de Rio Paranaíba – MG, tendo começado com o serviço de disk-pizza e posteriormente, por um grande avanço da demanda, passou também a oferecer serviços de lanchonete. A empresa estudada, ao longo desses três anos de funcionamento, foi obrigada a se adaptar a diversas variações, como crescimento acentuado da demanda, recursos financeiros escassos e deficiência de mão de obra qualificada. Como se trata de uma empresa familiar, as dificuldades foram superadas por etapas com luta e trabalho de toda a família. As vantagens, nesta ocasião, foram o expansionismo da cidade causado pela chegada da Universidade Federal, aliado a um consumidor ávido por estes serviços e produtos.
Para a maioria das pessoas, quando se fala em “sistemas produtivos”, logo se imagina fábricas e linhas de montagem e, embora os conceitos e técnicas de planejamento e controle da produção tenham vindo de práticas em grandes fábricas, hoje tais conceitos são usados também em micro empresas, tanto na área de produtos, quanto na área de serviços. A função da produção é central para a organização porque produz os bens e serviços e é a razão da sua existência.
Independe do tipo do tamanho da organização as operações devem ser estruturadas.
Toda organização funciona com um sistema no qual insumos entram e são transformados para gerar algum resultado. Estes resultados são as saídas.
Quando se fala em produção e seu planejamento a atenção é voltada na maioria das vezes para as grandes empresas, no entanto essa questão também é