aplv
CURSO BACHARELADO DE NUTRIÇÃO
UNIDADE: OSASCO
BRUNA TEIXEIRA DE BRITO RA: 3708613959
DÉBORA EVELIN P. DOS SANTOS RA: 3715650455
MARIA JACIARA DE A. L. SILVA RA: 3730688723 4º SEMESTRE – MATUTINO
ALERGIA Á PRTEÍNA DO LEITE DE VACA
(APLV)
SÃO PAULO
2013
Alergia á Proteína do Leite de Vaca (APLV)
Definição da doença
Alergia á Proteína do Leite de Vaca é uma doença que resulta em uma reação alérgica do organismo, causada pelas proteínas que estão presentes no leite de vaca e em seus derivados. Essa doença ocorre principalmente nos três primeiros anos de vida da criança. O motivo principal é porque quando nasce um bebe seu intestino ainda esta imaturo, com isso, a ingestão precoce desse tipo de alimento pode causar um processo inflamatório no aparelho digestório do bebe, causando vômitos, cólicas, diarréia, dores abdominais, prisão de ventre, presença de sangue nas fezes, dermatite, problemas respiratórios e emagrecimento. (APUD: www.alergiaaoleitedevaca.com.br/entenda_alergia.php?id=21).
Etiologia
A Alergia á Proteína do Leite de Vaca é causada por que o leite de vaca é considerado como um alérgeno alimentar. O leite de vaca é composto por mais de 20 componentes protéicos dotados de diferentes graus de atividade antigênica. Desses componentes, existem alguns que seu grau de sensibilidade é maior principalmente em indivíduos alérgicos. Neste grau de sensibilidade estão incluídos: o beta-lactoglobulina, a caseína, a alfa-lactalbumina, a globulina sérica bovina e albumina sérica bovina. (APUD: www.pediatriasaopaulo.usp.br/upload/pdf/899.pdf, artigo: Alergia á Proteína do Leite de Vaca – Cow Milk Protein Allergy).
A APLV geralmente é dividida em primaria, neste caso ocorre em crianças que tenham antecedentes familiares atópicos (alérgicos) e secundaria, já neste caso ocorre após surtos de gastrenterocolite aguda ou mesmo por uma deficiência