Aplicações financeiras
Renda Variável
Amanda Freire
Amanda Richotti
Daniela Garbulho
Felipe Fonseca
Thais Albertina
Aplicações Financeiras:
Renda Variável
São Paulo
Novembro/ 2011
Aplicações Financeiras – Renda Variável
Introdução
No mercado de capitais são negociados títulos, valores imobiliários e ativos financeiras que, de acordo com as características do ativo ou contrato objeto da operação, podem ser classificados em dois grandes segmentos, Mercado de Renda Fixa, e o que iremos falar agora, Mercado de Renda Variável.
Compõe-se de Renda Variável, quais sejam, aquelas cuja remuneração ou retorno de capital, o ouro ativo financeiro, e os contratos negociados na bolsa de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas.
Operações no Mercado de Renda Variável
O mercado de renda variável compreende todas as operações realizadas nas bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas, bem como as operações com ouro, ativo financeiro, realizadas fora de bolsas, com a interveniência de instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional (bancos, corretoras e distribuidoras), ressalvas as operações de mútuo e de compra vinculada à revenda com ouro, ativo financeiro, e as operações de financiamento.
Tributação
O tratamento tributário conferido a essas operações depende das modalidades em que são negociados os ativos ou contratos, modalidades essas denominadas mercadorias à vista, de operações, futuros e a termo.
Ganho Líquido
Ganho líquido é o resultado positivo auferido em um conjunto de operações realizadas em cada mês, em um ou mais mercados da bolsa e em operações com ouro, ativo financeiro, realizadas fora de bolsa.
Alíquota
A alíquota da incidência do IR aplicável às operações do Mercado de Renda Variável. A alíquota do imposto é de 20% sobre os ganhos líquidos no mês.
Dedução
As despesas incorridas nas operações no Mercado de Renda Variável