Aplicações Financeiras
Ativo financeiroAtivo é um termo básico utilizado para expressar o conjunto de bens, valores, créditos, direitos e assemelhados que forma o patrimônio de uma pessoa, singular ou coletiva, num determinado momento, avaliado pelos respectivos custos.
Tipos de aplicações financeiras
Ao comprar uma ação o investidor se torna sócio da empresa que emitiu essa ação, passando a correr os riscos dos negócios junto com a empresa e tendo participação nos lucros e prejuízos da mesma.
Toda ação possui um código, ele é formada por quatro letras que representam o nome da empresa e um número que representa o tipo da ação
Ações
As mais conhecidas são as ações preferenciais e as ações ordinárias.
As ações preferenciais (PN)
São assim chamadas porque dão preferência aos acionistas no pagamento de dividendos e também no caso de liquidação da empresa, isto significa que, no caso de falência ou outro evento do tipo, os possuidores de ações preferenciais têm maiores chances de recuperar seus investimentos. E as ações ordinárias (ON)
São aqueles que dão o direito de voto dos acionistas. É importante ressaltar que apesar de um acionista ter o poder de voto, o possuidor desse tipo de ação não se responsabiliza pelas dívidas da empresa. Assim, o que pior pode acontecer é ele ter a perda de todo o capital investido, ou seja, as perdas são limitadas.
Além dessas duas categorias, as empresas podem emitir outras classes de ações, como as PNA, PNB...
As ações PN são representadas pelo número 4 depois do código da empresa. Exemplo: PETR4.
As ações preferenciais também são subdividas em classes, geralmente diferenciadas pelas letras A, B, C ou alguma outra letra. Não existe um padrão que determina o uso das letras, cada