Aplicações financeiras
Título: Analisar a relação entre aplicações financeiras e financiamentos na compra de automóveis.
Aluno: Jéssica
Disciplina: Matemática financeira Turma: 144
Introdução
Existem diversas formas de financiamentos e aplicações financeiras disponíveis no mercado, que facilitam as transações entre investidores que possuem capital e empresas detentoras de produtos e serviços.
Conhecer as formas de aplicações monetárias mais rentáveis, suas taxas, juros e tempo de investimento, certamente colaboram para a tomada de ótimas decisões empresariais, o que permite um maior amadurecimento e desenvolvimento da organização.
Justificativa
O estudo das diversas formas de aplicações financeiras e financiamentos serve para o planejamento e controle financeiro pessoal e/ou organizacional, buscando sempre a otimização dos recursos nas negociações, seja na compra de um automóvel, apartamento ou maquinário, por exemplo.
Desenvolvimento
O financiamento pode ser descrito como uma operação financeira realizada entre duas partes, a financiadora – aquela que fornece os recursos, e a financiada – a que os recebe, com o intuito de efetuar um investimento específico.
Aplicação financeira refere-se à compra ou empréstimo de um ativo financeiro, com a finalidade de que, ao decorrer do tempo, devolva o capital investido juntamente com um percentual de retorno que pode ser proveniente de juros, dividendos, mais-valia, etc.
Para ilustrar melhor os conceitos acima mencionados, analisaremos a compra de um automóvel popular semi-novo, no valor de R$24.000 e as suas principais formas de pagamento, propostas pela revendedora de veículos automotores:
-pagamento à vista: Com 10% de desconto sobre o valor total do automóvel, ou seja, o valor a ser integralizado é de R$ 21.600,00.
-pagamento financiado: O pagamento financiado pode ser realizado de duas formas, através do CDC (Crédito Direto ao Consumidor) ou de consórcio.
O CDC, conforme