Aplicações do método fenomenológico à pesquisa
Applying the phenomenological method to psychology research: traditions and trends
Thiago Gomes DeCASTRO2
William Barbosa GOMES2
Resumo
Nos últimos vinte anos vem ocorrendo um aumento expressivo da aplicação do método fenomenológico à pesquisa empírica em psicologia. O presente estudo é uma apreciação descritiva e crítica de como o método fenomenológico foi utilizado em 34 artigos nacionais (de 1996 a 2007) e 21 artigos do periódico norte-americano Journal of Phenomenological Psychology (de 2000 a 2008). A análise concentrou-se na descrição operacional dos passos técnicos do método das pesquisas, com atenção à redução fenomenológica, considerada elemento lógico central dessa orientação investigativa. Os resultados da revisão apontaram pluralidade lógica e técnica na aplicação da redução fenomenológica entre os artigos publicados no Brasil, e homogeneidade aplicativa entre as pesquisas do periódico internacional. Tal recurso foi geralmente descrito como meio técnico de tematização de relatos e definição de essencialidades em uma compreensão hermenêutica do relato de experiências. A discussão se encaminhou para a heterogeneidade e as possíveis convergências associadas a essa prática.
Unitermos: Coleta de dados. Pesquisa fenomenológica. Psicologia.
Abstract
Uniterms: Data collection. Phenomenological research. Psychology.
▼▼▼▼▼
1
2
Artigo elaborado a partir da dissertação de T.G. DeCASTRO, intitulada “Lógica e técnica na redução fenomenológica: da filosofia à empiria em psicologia”.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia. R. Ramiro Barcelos, 2600, Sala 123,
90035-003, Porto Alegre, RS, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: W.B. GOMES. E-mail: .
153
153
Agradecimento: ao Conselho Nacional de Desenvolvimento