Aplicações de Reynolds.
Atividade Estruturada: Aplicações de Reynolds.
Aluno:Moises de Castro Caldas
Matrícula: 201301851132
Professor:Beth Garnier
Rio de Janeiro
2014
Importância e exemplos de aplicação de Reynolds em mecânica dos fluidos
A importância fundamental do número de Reynolds é a possibilidade, através da relação entre as forças de inércia e as forças viscosas, de se avaliar o escoamento (estabilidade do fluxo) podendo obter uma indicação se o escoamento flui de forma laminar ou turbulenta. Com isso, podem-se realizar os dimensionamentos industriais e optar por materiais mais adequados para cada processo. O número de Reynolds é um número adimensional usado em mecânica dos fluidos para o cálculo do regime de escoamento de determinado fluido sobre uma superfície. É utilizado, por exemplo, em projetos de tubulações industriais e asas de aviões. constitui a base do comportamento de sistemas reais, pelo uso de modelos físicos reduzidos. É expresso como o quociente entre as forças de inércia () e as forças de viscosidade ().
Sendo: - velocidade média do fluido; - longitude característica do fluxo, o diâmetro para o fluxo no tubo; - viscosidade dinâmica do fluido; - massa específica do fluido.
Para o caso de um fluxo de água num tubo cilíndrico, admitem-se os valores de 2.000 e 2.400 como limites. Desta forma, para valores menores que 2.000 o fluxo será laminar (ocorre geralmente a baixas velocidades e em fluídos que apresentem grande viscosidade), e para valores maiores que 2.400 o fluxo será turbulento (as partículas de um fluido não se movem ao longo de trajetórias bem definidas, sendo comum na água, cuja viscosidade é relativamente baixa). Entre estes dois valores o fluxo é considerado como transitório.
Tipicamente, por valores experimentais, costuma-se caracterizar um fluido com escoamento laminar com Re < 2100 e escoamento turbulento com Re >