APLICAÇÕES DAS RADIAÇÕES IONIZANTES
1. Titulo do Texto
Correlações técnicas e ocupacionais da radiologia intervencionista
2. Autor do Texto
Edvaldo de Souza
José Paravidino de Macedo Soares.
3. Palavras-Chaves (no mínimo 05 e no máximo 10)
Radiologia, Terapêuticos, Fluoroscopia, Diagnósticos, Radiação Ionizante, proteção radiológica. Densímetro, Segurança, Equipamento, Radiodiagnostico.
4. Objetivo do texto (no mínimo 03 objetivos)
O objetivo deste estudo foi analisar criticamente os métodos de proteção em relação à radiação emitida pela fluoroscopia utilizados pelos profissionais que lidam com a radiologia intervencionista no ambiente hospitalar.
Foi realizada uma análise crítica das atitudes de proteção tomadas pelos profissionais engajados nos procedimentos da radiologia intervencionista.
O artigo nos remete a compreender a importância do sistema de radioproteção, visando a não exposição aos riscos desnecessários de profissionais, e como resposta de um programa de monitoração ocupacional percebeu-se alguns destes mais preocupantes como: jornada de trabalho, formação e treinamento de funcionários, dosimetria e os exames de rotina.
Relevância da regulamentação das atividades devido aos riscos inerentes a que estão submetidos os profissionais da área.
5. Pontos Relevantes de Cada tópico (Citar e fazer comentários)
5.1 Introdução
Falta de proteção individual bem como a ausência de controle frequente.
É imprescindível que os profissionais tenham acesso a todos os EPIs necessários para sua proteção individual. Os locais de trabalho devem ser responsáveis pelo fornecimento de tais equipamentos visando a proteção da saúde do profissional.
5.2 Sistema de Radioproteção
Os profissionais que estão expostos à radiação devem fazer uso do dosímetro para monitorizar a radiação individual acumulada.
De suma importância o controle de radiação individual, pois o profissional deve ter esse controle para que a soma dessa exposições ocupacionais não exceda os limites da