Canteiro de obras
MICROONDAS, RADAR, E RADIOFREQUÊNCIAS - LINHAS DE ALTA TENSÃO, RADIAÇÃO SOLAR, RADIAÇÃO LASER
[pic]
Radiações não ionizantes – o espectro de freqüências
Em virtude das inúmeras correspondências que temos recebido consultando-nos a respeito da aplicação dos diplomas legais relativos a insalubridade por radiações não ionizantes resolvemos elaborar, a partir dessa edição, uma série de artigos que tentarão tornar mais claro o assunto.
A - ASPECTOS GERAIS
Nas últimas décadas, temos observado um aumento considerável no número de fontes artificiais e aplicações de radiações não ionizantes. Esse aumento inclui um sem número de usos do laser e radio-freqüências na indústria, setor de comunicações e aplicações na área médica. Nesse mesmo período, têm sido realizadas pesquisas para a descoberta dos possíveis efeitos associados as radiações não ionizantes provocadas por fontes artificiais ou naturais. O conjunto de informações geradas nesses estudos demonstram que não somente uma superexposição a radiações não ionizantes produzem sérios efeitos à saúde, mas também que existem limites que garantem ao homem exposições seguras.
CONCEITOS TÉCNICOS BÁSICOS
Todas as radiações não ionizantes são radiações eletromagnéticas (ou campos elétricos e magnéticos), por esse motivo é necessário que tenhamos um entendimento básico das radiações eletromagnéticas antes de nos aprofundarmos no espectro das radiações não ionizantes.
Radiação Eletromagnética é a propagação, ou transferência, de energia através do espaço e da matéria pela variação no tempo dos campos elétricos e magnéticos.
Campos Elétricos são campos produzidos por cargas elétricas, enquanto Campos Magnéticos são produzidos pelo movimento de cargas, ou uma corrente.
Espectro Eletromagnético é uma faixa contínua que engloba desde os raios cósmicos (radiações de alta energia) até campos que não variam no tempo (corrente contínua).
Qualquer localização no