Aplicações da pisicologia na gestão pública
Psicologia Humana no contexto Organizacional facilitam relacionamentos saudáveis “homem – trabalho”. O gestor tem que estar apto para aplicar e responder pelo desenvolvimento de talentos e criação de estratégias voltadas para o capital humano em organizações e instituições de vários segmentos. Dotado de pensamento sistêmico e visão completa de pessoas e organizações, os gestores de pessoas são decisivos para que as empresas possam atuar com diferenciais que assegurem a sua vantagem competitiva. Para exercer sua função, o profissional de Psicologia das Organizações, deve desenvolver cultura abrangente, criatividade e espírito empreendedor. Seu papel é cada vez mais valorizado em cenários de segmentação e consumidores exigentes, mercados concorridos e globalizados.
Com visão sistêmica e completa da organização, cabe ao profissional em Psicologia das Organizações construírem soluções que levem em consideração a importância da interação e sinergia entre as diversas áreas e pessoas de uma organização, de forma a otimizar os recursos e maximizar os resultados e entendem que suas atividades devem estar conectadas aos setores da empresa e encaram seu papel como o de "multiplicador", de "captador" do potencial de seus colaboradores. Atuam no sentido de "facilitador" do processo da qualidade, desenvolvendo atividades que gerem a motivação dos colaboradores, pois são estes que vão garantir a qualidade por toda a empresa.
Aplicações da Psicologia Organizacional no cotidiano dos gestores públicos:
Recrutamento: Trabalham em parceria com os gerentes de áreas. O psicólogo identifica os candidatos e o gerente de área escolhe quem fará parte de seu time de trabalho. O psicólogo orienta os gerentes em suas dificuldades e dúvidas, de forma a garantir que o perfil profissiográfico seja o mais indicado para determinada função e esteja relacionado aos objetivos e política da empresa e à cultura da qualidade.
Treinamento: