Anhanguera
Filosofia da Educação
Prof.ª : Ma. Mariciane Mores Nunes. Débora Tavares de Carvalho RA 447567
Gabriela Cristina de Lima Gavião RA 444371
Juliana Ribeiro Proença RA 443212
Patrícia Proença Huysmans RA 443247
Pilar do Sul
2013
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distancia
Fundamentos filosóficos que permeiam a educação brasileira
Trabalho bimestral, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos na Educação.
Prof.ª : Ma. Mariciane Mores Nunes.
Pilar do Sul
2013
Sumário
Introdução
O ensino da Filosofia é muitas vezes de má qualidade, devido a uma incompreensão da natureza da própria Filosofia — e do conhecimento em geral. Neste artigo, procuro mostrar que a Filosofia difere apenas em grau, e não em espécie, de outros tipos de conhecimento, e retiro daí consequências para o seu ensino. Ensinar Filosofia é ensinar a pensar criticamente sobre os problemas, as teorias e os argumentos da filosofia. Para isso, o estudante tem de ter instrumentos críticos e informação adequada. Só assim poderá participar de igual para igual no debate de ideias filosóficas. Apesar de essas ideias serem praticamente senso comum nas melhores universidades onde se ensina Filosofia, elas constituem algo que ainda está longe de ser uma realidade no ensino português da Filosofia.
Etapa -1
A importância da Filosofia na sociedade
Devemos compreende que a natureza aberta e especulativa da filosofia é uma condição necessária para uma compreensão fecunda do seu ensino. Que para se tiver uma compreensão fecunda do ensino da filosofia é necessária distinguir cuidadosamente as competências estritamente filosóficas da informação histórica, e a leitura filosófica ativa dos textos dos filósofos da sua mera compreensão. O ensino da filosofia tem sofrido de uma incompreensão fundamental da natureza da própria