Aplicações da cerâmica
A cerâmica possui um vasto campo de estudos onde ela pode ser aplicada, devido a sua possibilidade de transformação química para o produto final .
São classificados conforme sua aplicação:
.Vidros – Vitricerâmicos;
.Cerâmicas avançadas;
.Cerâmicas tradicionais – refratários , louça sanitária e de mesa,cerâmica estrutural,revestimentos cerâmicos;
.Abrasivos;
.Cimento; Vidros
Principal tipo – Vidro de sílica.
Em ciências dos materiais, o vidro é uma substância sólida e amorfa (“não tem ordenação como os sólidos regulares, não possuem estrutura atômica definida”), que apresenta temperatura de transição vitrea (“temperatura que separa o comportamento sólido do comportamento liquido de um material amorfo como o vidro”).
No dia a dia o termo se refere a um material cerâmico de elevada dureza, transparente, obtido com o resfriamento de uma massa liquida a base de sílica.
O vidro comum se obtem por fusão em torno de 1.250°C de dióxido de silício, carbonato de cálcio e carbonato de sódio.
Material comum na vida cotidiana. Conforme sua composição podem ser utilizadosem vários segmentos. Exemplos de aplicação: embalagens, lentes, fibra de vidro.
Vitrocerâmicos
Tratamento térmico a alta temperatura - cristalização.
É obtido submetendo o vidro comum a temperaturas elevadas (500°C a 1000°C). Este tratamento térmico provoca sua cristalização.
O termo vitrocerâmica refere-se essencialmente a uma combinação de vidro com lítio, silício, alumínio e óxidos que produz uma variedade de materiais com interessantes propriedades termomecânicas.
Materiais vitrocerâmicos possuem maior resistência (não sendo ,porém,totalmente inquebráveis) que os vidros comuns, uma baixa condutividade elétrica e quase nenhuma dilatação térmica. Ao mesmo, tempo apresenta baixa condutividade térmica e resistência a choque térmico.
Exemplos de aplicação – isolantes elétricos, fogões elétricos, na astronomia (espelhos de telescópios).
Cerâmicas Avançadas