fundo de maneio
INTRODUÇÃO Este relatório de estágio é um requisito para a conclusão do bacharelato no curso de Contabilidade e Gestão na Escola Superior Politécnica do Namibe. Nesta perspectiva, elegeu-se como tema de abordagem A Gestão de Fundo de Maneio, como um conjunto de estratégias que visa coordenar os activos que sustentam as operações do dia-a-dia da empresa.
Para concretização desta pesquisa, o estágio foi realizado num grupo de quatro elementos na empresa Mateba1, Lda. sita na Rua 10 de Dezembro, no Namibe, entre Novembro de 2013 e Janeiro de 2014.
Como elemento complementar de avaliação é obrigatoriamente realizado um relatório de estágio, que pretende descrever as actividades realizadas na empresa e estabelecer um elo de ligação entre a aprendizagem académica e a profissional, permitindo um conhecimento mais sólido e completo.
O presente trabalho está dividido em três capítulos: no primeiro capítulo, fez-se uma abordagem descritiva sobre a empresa acolhedora onde procurou-se ter em conta as questões ligadas à sua situação legal, os serviços, a estrutura orgânica e o seu principal cliente. Porém, no segundo capítulo, tratou-se sobre as actividades desenvolvidas no decorrer de estágio.
No terceiro e último capitulo, tratou-se da gestão de fundo de maneio, ligada a solvibilidade da empresa a curto prazo, como uma questão fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa, no actual contexto marcado pela grande concorrência entre as empresas nacionais e estrangeiras. Neste capítulo, detalhou-se sobre o impacto dos fluxos de caixa na liquidez da empresa e procurou-se ir mais ao fundo dessa questão com o estudo dos indicadores de funcionamento, ciclo operacional e financeiro e sua interpretação.
A ser assim, fez-se uma apresentação do orçamento de caixa como um instrumento capaz de fazer uma ligação entre a gestão de curto prazo e os planos financeiros a longo prazo.
A terminar, relativamente o tema em questão, foi