Aplicação pratica de calculo de rotação por volume na engenharia
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
|
Professor Padilha
APLICAÇÃO PRÁTICA DOS CÁLCULOS DE ROTAÇÃO POR VOLUME NA ENGENHARIA ELÉTRICA
Elaborado por:
Eduardo Padilha (Mat.: 201201061709)
Rio de Janeiro, 2012
EDUARDO DE PAULA PADILHA
Trabalho de Cálculo Diferencial e Integral 1
Trabalho apresentado como requisito parcial para a disciplina de cálculo diferencial e integral 1 do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Estácio de Sá.
dezembro de 2012
RESUMO
Este trabalho busca avaliar os motores elétricos de baixa potência que são usados para irrigar pequenas áreas plantadas através de bombeamento de água de açudes, lagoas etc. Os métodos a serem utilizados pertencem á aplicação da Física e do Calculo Diferencial e Integral, através do uso de conceitos, integrais definidas e do uso de sólidos de revolução para simulação. Poderão ser feitas associações entre vazão de água, potência necessária para o serviço, a quantidade de tempo que a reserva de água sustenta o bombeamento. Depois de feito os cálculos pode se concluir sobre o tipo de motor e potência mais adequada para tal serviço.
Este exemplo visa avaliar o desempenho de motores elétricos de baixa potência no bombeamento de água através de métodos pertinentes ao cálculo diferencial e integral e ao mesmo tempo poder mostrar uma das várias aplicações desta disciplina. Após os cálculos realizados espera-se obter conclusões sobre os motores elétricos e fazer a associação do serviço que é recomendado para o seu uso. Serão utilizados métodos do cálculo diferencial e Integral para a avaliação do desempenho do motor e conceitos da Física para determinação e associação entre potência dissipada e vazão de água.
INTRODUÇÃO
É comum nas áreas rurais a utilização de métodos de irrigação que consistem em bombear a água de açudes, lagoas e rios para irrigar a terra onde está sendo cultivada determinada cultura. Através da imagem abaixo podemos demonstrar tal método.
Em geral esse