Aplicação dos metais
Os metais são utilizados com frequência no nosso dia a dia. Quando vamos a passar na rua podemos ver inúmeras utilizações dos metais. Dos carros, candeeiros de rua às portadas das janelas e aos portões das nossas casas, em todos encontramos na sua constituição metais. O nosso telemóvel, o nosso computador, instrumentos musicais, entres outros objetos que todos utilizamos tanto na nossa vida pessoal como profissional são alguns dos muitos exemplos de objetos que são constituídos, mesmo que não seja na totalidade, por metais. Se tentássemos imaginar as nossas vidas sem essas utilizações de metal provavelmente não iríamos reconhecer as nossas casas (se estas resistissem) nem os nossos carros, que não deveriam continuar a funcionar, e por ai fora.
O Ferro, um metal muito utlilitizado:
O Ferro (que corresponde a cerca de 95% da produção mundial de metal) é largamente usado em automóveis, barcos e edifícios, devido ao seu baixo preço e resistência. É por vezes substituído pelo aço, quando uma maior dureza é necessária
O Cobre é especialmente usada em equipamentos eléctricos tais como: motores eléctricos, electroímanes, nas instalações eléctricas (cabos, interruptores, etc.). Há também muitas moedas de cobre.
O Zinco era muito usado na produção de latão e pelo seu baixo consumo energético. O estanho é principalmente usado em ligas como o bronze, o metal de sino , o metal Babbitt, a liga de carcaça, o pelter, o bronze fosforoso, a solda macia, e metal branco. È também essencial a produção de vidro, sabões e sabonetes, perfumes, papel, medicamentos e fungicidas. As folhas que embrulham o chocolate ou os cigarros, por exemplo, são de estanho.
O berílio é usado nos reactores nucleares e também para filtrar a radiação visível quando fazemos um raio X. é também usado em vários equipamentos de informática
O Alumínio era usado pela facilidade com que se lhe dava forma, pela sua baixa densidade e pela sua elevada