APLICAÇÃO DOS ALCOOIS
1348 palavras
6 páginas
MetanolEste é o álcool mais simples que existe, sendo que sua fórmula é H3C ? OH:
O metanol é também denominado de álcool metílico e de álcool da madeira porque por muito tempo a sua fonte de obtenção era a destilação seca da madeira na ausência de ar. Existem outras três formas de obtenção do metanol, que são:
1. A partir do monóxido de carbono na presença de um catalisador metálico como o zinco ou o cobre:
CO(g) + 2 H2(g) ↔ CH3OH(g) + H2O(l)
1 A partir do gás carbônico na presença dos mesmos catalisadores:
CO2(g) + 3 H2(g) ↔ CH3OH(g) + H2O(l)
1 Por oxidação controlada do metano:
O metanol é usado na obtenção de produtos de origem animal e vegetal, na produção do biodiesel, de metanal, de aldeído fórmico (formol), de medicamentos, do antidetonante da gasolina MTBE (éter metílico-terciobutílico), além de ser usado como solvente em indústrias.
No entanto, a sua principal aplicação é como combustível de motores a explosão, como de certos carros de corrida e de aeromodelos. Nos anos 80, quando o etanol estava escasso no Brasil, o metanol foi utilizado em veículos normais. No entanto, o seu uso é muito perigoso, pois além de ser tóxico, levando à cegueira e à morte, quando entra em combustão, a sua chama é invisível a olho nu, dificultando a contensão de incêndios causados por ele.
Álcool isopropílico
Álcool isopropílico e isopropanol são as denominações usuais para o propan-2-ol, uma substância química incolor e de forte odor. É representado pela fórmula química C3H8O (H3C - HCOH-CH3), sendo o mais simples exemplo de um álcool secundário. É isômero de posição do propanol ou n-propanol. O álcool isopropilico é um liquido transparente e incolor, solúvel em água, volátil, altamente inflamável. Levemente tóxico se ingerido ou absorvido pela pele, podendo causar lesões na córnea. Seus vapores tem efeito anestésico, podendo causar tontura. Em caso de ingestão ou contato prolongado, deve-se lavar com água em abundância e procurar auxílio médico.
Ao