Aplicação de ferramentas
APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS
Dourizete Castro* Thiago Senna**
1. Introdução
Este artigo tem como objetivo a aplicação da ferramenta estatística denominada correlação entre variáveis, destacando a mesma para analise básica do empuxo de um motor a jato de um avião. Inicialmente é apresentada uma descrição da área de assunto e sua denominação. Em seguida é desenvolvida uma metodologia com etapas e técnicas usadas no artigo, posteriormente os princípios que integram a área em questão com a aplicação da ferramenta de correlacionamento entre variáveis e finalmente conclui-se evidenciando sua importância como instrumento de analise e comparação de dados de várias variáveis em ambientes de processos de engenharia.
Palavra chaves: estatística, engenharia, correlação.
____________________________________________________ *estudante de graduação de engenharia de produção, 3º período Universidade Federal da Bahia, ** estudante de graduação de engenharia de produção, 3º período Universidade Federal da Bahia.
2
2. Cenário de aplicação e objeto de estudo
2.1 Cenário de aplicação
O cenário em estudo trata-se dos dados coletados a partir dos testes feitos com um motor de um avião onde as variáveis envolvidas são (Y) que representa o empuxo do motor do avião, (X1) velocidade principal de rotação, (X2) velocidade secundária de rotação, (X3) vazão de combustível, (X4) pressão, (X5) temperatura de exaustão e (X6) temperatura ambiente no momento do teste, sendo que o numero de observação feito de cada variável foi do total de 40 observações. Para mais detalhes segue em anexo os dados tabelados.
2.2 Objetos de estudo
A partir dos presentes dados, o nosso estudo tem como principal característica e alvo estudar e analisar todas as variáveis envolvidas no processo de analise do motor de um avião a jato, visto que o principal foco é analisar a força de correlação entre as variáveis e ver a influência que uma variável, pode ou não, causar na outra.