APLICAÇÃO DA REENGENHARIA DE PROCESSOS NA GESTÃO DE SERVIÇOS.
CURSO: Pós-graduação em Gestão Pública.
DISCIPLINA: Gestão de Serviços e Materiais na Administração Pública.
ATIVIDADE: A1.
APLICAÇÃO DA REENGENHARIA DE PROCESSOS NA GESTÃO DE SERVIÇOS.
A gerência administrativa vem sendo um dos grandes problemas a ser enfrentado pelo serviço público no Brasil. Com o intuito de combater essa deficiência e em busca de uma gestão de excelência, o setor público vem buscando, no setor privado, práticas gerenciais modernas que possam ser adaptadas e aplicadas como forma de desburocratizar e melhorar a prestação de serviços públicos, a exemplo do Programa de Qualidade no Serviço Público.
Para tanto, as organizações públicas, em seu mister de buscar a melhoria dos serviços públicos, não devem consentir que os padrões vigentes influenciem nos novos processos, o que pode ser conseguido, focando-se os resultados esperados da nova proposta e não nos atributos dos processos atuais . Isso será possível com a reengenharia do processo como forma de desburocratizar os procedimentos administrativos. A reengenharia é tida, então, como reestruturação radical dos processos, com o objetivo de alcançar melhorias drásticas nos indicadores de desempenho .
Diferente da melhoria continua, a reengenharia proporciona mudanças drásticas na organização, notadamente, por esta objetivar resultados expressivos, ante os conseguidos por aquela.
As organizações pesquisadas por Monteiro (2003) identificaram como principal causa para a adoção da reengenharia de processos o fato de ela dar maior agilidade aos processos organizacionais, principalmente o atendimento do pedido do cliente. Neste estudo, foi identificado que a reengenharia é facilitada principalmente quando são utilizadas equipes multifuncionais, existe uma metodologia que oriente o processo e há o suporte da tecnologia da informação.
A metodologia descrita por Davenport (1994) é a seguinte:
a) Passo 1: identificação dos processos para