Aplicada ao direito
Questões sobre o texto:
1. Segundo a autora, quando é iniciada a crise na família?
R: A crise na família é iniciada quando esta se vê sobrecarregada e temerosa de sua capacidade para suprir todas as demandas impostas. 2. A posição dos pais em relação aos filhos, atualmente, sofreu modificações. De que forma elas são descritas pela autora?
R: Existe uma divisão, uma cisão entre afeto e autoridade, ou seja, os pais só querem ser responsáveis pelos bons momentos do filho. Corrigir, chamar atenção, ensinar e punir ficariam sob responsabilidade das instituições educacionais. Ou seja, os pais não querem ter que suportar o fato de,serem vistos como autoritários.
3. A mídia desenvolve um papel importante para crianças e adolescentes, segundo a autora. Cite-o.
R: Quanto mais os pais estão ausentes, mais as crianças ficam entregues à TV. A maioria são formadas e educadas pela mídia. Sendo assim, seu desenvolvimento não é orientado em valores familiares e sim para uma formação orientada em valores de mercado, formando-os em pequenos consumidores. A mídia, que é a de maior entrada entre as crianças e jovens sabe disso e lucra jogando com a culpa e o medo de vários pais em seus comerciais, que acabam fazendo os gostos.
4. Quais as consequências do trabalho feminino para a família contemporânea, de acordo com o texto?
R: O trabalho faz com que as mulheres façam sacrifícios e renúncias. Sendo assim, retarda o sonho de construir uma família, ela pensa primeiro em se estabilizar