Aplicabilidade Estrutura mista
As estruturas mistas compostas de aço e concreto podem ser aplicadas em vários elementos estruturais como vigas, treliças, lajes e pilares. Nos últimos anos os elementos mistos de aço e concreto tem sido bastante utilizados nas obras de engenharia civil.
As estruturas mistas aço-concreto podem ser utilizadas nos diversos setores da construção civil como edifícios de habitação de comércio ou serviços, pontes, parque de estacionamentos entre outros, assim como qualquer estrutura as estruturas mistas devem ser dimensionadas para desempenhar com eficácia as funções para qual foram concebidas.
No Brasil a utilização de estruturas mistas ficou restrita a alguns poucos edifícios entre os anos de 1950 e 1960, além de pequenas pontes. Atualmente com a queda nos custos da construção metálica, proporcionada pela queda no preço do aço estrutural e o nível tecnológico empregado nas estruturas mistas, a demanda por esse sistema construtivo tem aumentado de forma substancial.
Hoje vigas e treliças mistas com conectores de cisalhamento e lajes com formas de aço incorporada são intensamente usadas em edifícios de múltiplos pavimentos.
Comparando-se com o concreto armado, o sistema misto se torna competitivo para a execução de estruturas de vãos médios e grandes caracterizando-se pela rapidez de execução e pelo menor peso total o que pode diminuir os custos com a fundação, por isso é uma alternativa bastante utilizada para construção de pontes e viadutos tendo em vistas os grandes vãos a vencer nesses dois tipos de edificações, além de garantir uma melhoria das condições que garantem a durabilidade da estrutura.
Temos vários exemplos de aplicação de sistemas mistos como em edifícios garagens que se utilizam de lajes mistas que são os sistemas de lajes com forma de aço incorporadas que além de poder contribuir como armadura positiva e dispensa o uso de escoramento. E em vários edifícios que utilizam o sistema de pórtico onde se pode explorar a