Aplicabilidade das Leis
PEDAGOGIA
LUANA DIAS
leis de amparo e proteção á criança
Uberlândia
2014
lUANA DIAS
título do trabalho
Subtítulo do Trabalho, Se Houver
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem; Políticas Públicas na Educação Básica; Teoria e Práticas do Currículo; Prática Pedagógica Interdisciplinar: Escola e Sociedade. Seminário Interdisciplinar II. Prof. Carlos Eduardo Gonçalves, Raquel Franco Ferronato, Samira Kfouri, VilzeVidotti, Bernadete Strang.
Uberlândia
2014
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo fazer uma análise critica á aplicabilidade das Leis de Amparo e Proteção á Criança.
Até que ponto essas leis realmente protegem as crianças daquilo que realmente é ruim, daquilo que é considerado tratamento desumano? Como as crianças entendem essas leis e como isso tem afetado o comportamento delas na escola, em casa, no tratamento com outros? Como a escola pode ajudar a melhorar a aplicabilidade dessas leis? Como a escola pode ajudar as crianças a entenderem o sentido dessas leis e regras, mesmo sem sair das tradições?
DESENVOLVIMENTO
Quando falamos em criança ainda não há um censo comum sobre qual a faixa etária de um ser “criança”. Quando se é ‘criança grande’ não quer ser comparado com ‘criança pequena’. Quando visitamos uma escola de Ensino Fundamental nas séries iniciais percebemos muitas ‘crianças pequenas’ que ainda estão tentando se adaptar as novas regras, ás novas rotinas, daqueles anos. Estão tentando se encaixar nos ‘vidros’ que lhes pertencem. Isso porque elas vieram das escolas de Ensino Infantil, onde dos ‘vidros’ estão presentes mas nem sempre são notados. As rotinas, as filas, os horários, estão todos ali impostos. Todos