aphis gossypii
Campus Chapecó
Curso de Agronomia
Tópicos em Agronomia III
JÉSSICA MORI CORONA e daiane bernardi
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA:
PULGÃO DO ALGODOEIRO (Aphis gossypii) - BIOLOGIA E MANEJO DE CONTROLE
Trabalho apresentado à disciplina de tópicos em Agronomia III como requisito á obtenção de nota parcial 1.
Orientador: Professor Marco Aurélio Tramontin
Chapecó
2014
Introdução
O algodão é uma cultura de grande expressão socioeconômica para os setores primário e secundário do Brasil. No entanto existem pragas que podem causar danos na cultura e estas constituem-se um dos fatores limitantes para sua exploração, caso não sejam tomadas medidas eficientes para o controle. (EMBRAPA, 2003)
A cultura do algodoeiro, do gênero Gossypium spp., pertencente à família Malvaceae é conhecido mundialmente como uma das plantas que mais enfrenta problemas com pragas, sendo que estes capazes de reduzir a produtividade e a qualidade das sementes e fibras produzidas (MICHELOTTO,2004).
O pulgão Aphis gossypii Glover é uma espécie amplamente distribuída pelo mundo, é um pulgão polífago, tendo sido descrito em associação com mais de 700 plantas hospedeiras em todo o mundo. No entanto, na cultura do algodão que possui maior importância, sendo considerada praga-chave, responsável por severos danos diretos e indiretos (GUIMARÃES,2013) apresenta-se como o principal pulgão que ocorre na cultura do algodoeiro , que ao atacar a planta no início do seu desenvolvimento, causa danos pela sucção da seiva das regiões meristemáticas, provocando encarquilhamento das folhas e deformação dos brotos, prejudicando o crescimento e desenvolvimento das plantas (OLIVEIRA, 2008; COSTA, 1972), sendo ainda vetor de duas viroses de grande importância para o algodoeiro conhecidas como Vermelhão e Mosaico das Nervuras (DALVA,2009).
Para controle de A. gossypii é comum a utilização de inseticidas via tratamento de sementes ou mesmo