Apharteid
Sarah Matos Coutinho n°21
APATHEID
NANUQUE-MG
21/08/2014
Conceito
Apartheid é uma palavra do idioma africânder que significa separação. Foi o nome dado ao sistema político que esteve em vigor na África do Sul e que exigia a segregação racial.
O Apartheid foi um sistema de segregação da população negra, que vigorou entre 1948 e 1994, comandado pela minoria branca na Africa do Sul. A política racista do apartheid, pretendia impedir todo o relacionamento entre os indivíduos de “raças” diferentes e submeter a maioria da população a uma reduzida minoria caucasiana
Causas
A causa foi a indignação com o regime segregacionista que negava aos negros da África do Sul os direitos sociais, econômicos e políticos, já que no regime do apartheid o governo era controlado pelos brancos de origem européia (holandeses e ingleses), que criavam leis e governavam apenas para os interesses dos brancos. Aos negros eram impostas várias leis, regras e sistemas de controles sociais.
Entre as principais leis do apartheid, podemos citar:
- Proibição de casamentos entre brancos e negros - 1949.
- Obrigação de declaração de registro de cor para todos sul-afriacanos (branco, negro ou mestiço) - 1950.
- Proibição de circulação de negros em determinadas áreas das cidades - 1950
- Determinação e criação dos bantustões (bairros só para negros) - 1951
- Proibição de negros no uso de determinadas instalações públicas (bebedouros, banheiros públicos) - 1953
- Criação de um sistema diferenciado de educação para as crianças dos bantustões – 1953
Características
Política oficial, instalada por lei na África do Sul, de segregação racial dos não-brancos (negros, indianos e chineses). Os melhores terrenos e serviços eram reservados para os brancos.
Consequências
O apartheid trouxe violência e um significativo movimento de resistência interna, bem como um longo embargo comercial contra a África do Sul.4 Uma série