APH - Atendimento a multiplas vitimas
SANTOS
2014
Introdução
Triagem termo dado ao reconhecimento da situação e seleção das vítimas por prioridades na cena da emergência. Palavra de origem francesa que significa “pegar, selecionar ou escolher”. Podemos conceituar a triagem como sendo um processo utilizado em situações onde a emergência ultrapassa a capacidade de resposta da equipe de socorro. Utilizado para alocar recursos e hierarquizar vítimas de acordo com um sistema de prioridades, de forma a possibilitar o atendimento e o transporte rápido do maior número possível de vítimas.
Triagem
Triagem em português significa escolha, sua principal finalidade é escolher quais pacientes devem ter prioridade no atendimento, ou seja, fazer com que os pacientes mais graves sejam atendidos primeiro. Vale ressaltar que a triagem não deve ter como finalidade a exclusão do paciente para atendimento, mas, sim, organizar o fluxo de paciente.
Avaliação inicial
O socorrista que chegar a cena em primeiro lugar deve reportar ao centro de operações as seguintes informações:
O que aconteceu: Relato conciso dos fatos. Possibilidade de envolvimento de produtos perigosos, explosão secundárias e riscos adicionais para a equipe de socorro.
Quais os recursos necessários: Quais tipos de unidades de salvamento e resgate, ambulâncias.
Onde ocorreu o acidente: Informar a localização precisa do local do acidente incluindo pontos de referência.
Quantas vítimas estão envolvidas: Estimar número real e potencial de vítimas, em alguns casos selecionados pode ser necessário especificar o tipo de vítimas (acidente com ônibus escolar).
Categorização da Triagem
Vermelha: Prioridade um.
Lesões tratáveis, com risco imediato de vida;
Dificuldade respiratória;
Sangramento não controlável ;
Diminuição do nível de consciência;
Sinais de choque;
Queimaduras graves.
Amarela: Prioridade