ACIDENTES COM M LTIPLAS V TIMAS
INTRODUÇÃO:
Considera-se acidentes com múltiplas vitimas todo desastre ou catástrofe que envolve mais de 5 (cinco) vítimas, podendo ser de médio e grande porte. São eventos que proporcionam desequilíbrio entre os recursos disponíveis e as necessidades exigidas pelo evento.
Para realizar um atendimento com padrão adequado e equilibrar os recursos escassos diante das necessidades, se faz necessário aplicar técnicas específicas à múltiplas vítimas, empregando profissionais de diversas áreas e equipes de APH de diferentes serviços.
A urgência e emergência é um dos setores da saúde com maior complexidade de relações. De maneira bem resumida, podemos dizer que assistência em saúde de urgência e emergência é aquela em que o atendimento envolve necessidade de mobilização coletiva sendo que,os riscos de seqüelas permanentes ao usuário e/ou risco de morte estão presentes.
Nos acidentes com múltiplas vítimas, fazem-se necessárias pessoas com conhecimentos específicos a fim de evitar sequelas ou, no mínimo, a morte da vítima. As equipes de APH treinadas para acidentes com múltiplas vítimas, dominando técnicas de triagem, tratamento e transporte, possibilitam avaliar os danos e definir as prioridades no atendimento e resgate, em situações de alta complexidade, determinando um atendimento eficaz às vítimas.
PRINCÍPIOS DO AMV:
Visa salvar o maior número de vidas no menor espaço de tempo;
Estabelece níveis de coordenação;
Trabalha com protocolos, em uma sequência rápida, lógica e eficiente;
Visa o melhor atendimento para o maior número de vítimas possíveis, no menor tempo possível. Origina três princípios básicos no atendimento dessas situações que são fundamentais: triagem, tratamento e transporte. Para que esses três princípios básicos sejam atendidos com eficiência é necessário que haja comando, comunicação e controle.
É preciso que haja um comandante na área no local, junto a um posto de comando, identificável por todos e que todos obedeçam as