APEC
APEC, CARICOM, CEI
APEC
A APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) é um bloco econômico que foi criado em 1993 na Conferência de Seattle (EUA). A APEC funciona como um organismo intergovernamental para consulta e cooperação econômica entre as economias.
Os integrantes desse bloco econômico são: Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Peru, Filipinas, Rússia, Cingapura, Tailândia Vietnã e Estados Unidos, além de Taiwan (Formosa) e Hong Kong.
O principal objetivo é a criação de uma área de livre comércio entre os países membros e Hong Kong. A cooperação técnica e econômica a fim de ajudar no desenvolvimento da região. Redução das tarifas alfandegárias e taxas de importação e exportação nas relações comerciais entre os países membros
O crescimento econômico, a geração de novos postos de trabalho e a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos da região. E desde sua fundação até o ano de 2008, o comércio da Apec cresceu aproximadamente 395%, superando significativamente o resto do mundo. O Produto Interno Bruto do bloco triplicou nesse mesmo período.
Outro fator economicamente importante da Apec é a aproximação dos Estados Unidos com o comércio dos países do Pacífico.
CARICOM
O Mercado Comum e Comunidade do Caribe (Caricom) foi criado no dia 4 de julho de 1973, como um bloco de cooperação econômica e política.
Atualmente os países membros são: Antigua, Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Dominica, Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, Montserrat, Santa Lúcia, São Cristóvão e Neves, São Vicente e Granadinas, Suriname e Trinidad e Tobago.
Busca-se, com a união desses países, acelerar o processo de desenvolvimento econômico e social.
O Caricom é um bloco que, além de questões econômicas, aborda aspectos como política externa, e desenvolve projetos comuns nas áreas de saúde, meio