estudante
O que é Calor?
Calor é o agente responsável pelas variações de temperatura e as mudanças no estado de agregação dos corpos (vaporização dos líquidos, fusão dos sólidos) e as dilatações e contrações que ocorrem em função das variações do estado térmico dos corpos.
Uma das grandezas físicas muito importante é a capacidade térmica, que se resume em quantidade de energia térmica transferida.
Calor específico é uma grandeza física intensiva que define a variação térmica de determinada substância ao receber determinada quantidade de calor. Também é chamado de capacidade térmica. Uma unidade usual bastante utilizada para calores específicos é cal/(gºC) (caloria por grama e por grau Celsius).
O calor específico permite prever dentro de um dado conjunto de amostras de diversos materiais, todas de mesma massa, qual delas recebendo ou cedendo a mesma quantidade de calor, estará mais quente ou mais fria, ao completar a troca de calor.
Em muitas circunstâncias a unidade mais conveniente para especificar a quantidade de uma substancia é o mol, definido como sendo uma quantidade de 6,02 x 1023 unidades elementares de qualquer substância.
Em alguns casos quando a quantidade de substância é expressa em mols, utiliza-se o chamado calor específico molar. Este é expresso como sendo a capacidade térmica por mol, e não mais por massa unitária. De forma análoga com o calor específico por massa, o calor específico molar depende do processo ao qual a substância é submetida, define-se de mesma forma as quantidades a pressão constante e a volume constante.
A capacidade calorífica, cujo símbolo é C, consiste no quociente entre a quantidade de calor fornecida a um corpo e a correspondente variação de temperatura, pode ser específica, cujo símbolo é c, ou molar, cujo símbolo é Cm. A capacidade calorífica específica é a proporção de calor fornecida à unidade de massa da substância para o seu consequente aumento de temperatura. A capacidade calorífica molar é