APEC
2 APEC – Asia-Pacific economic cooperation
APEC começa como um grupo de diálogo em nível ministerial informal com 12 membros.
Em 6 e 7 de novembro de 1989, em Canberra, na Austrália, com o objetivo de discutir como estreitar relações no que diz respeito às transações entre países da Ásia e do Pacífico, ocorreu o encontro de ministros dos mais diversos países que se localizam nessas regiões, dentre os quais estiveram os ministros da nova Zelândia, Singapura, as Philipinas, Japão e Estados Unidos.
Esse encontro ocorreu em Canberra, na Austrália, e o que se pode observar como resultado dessa reunião foi a satisfação dos ministros e o entusiasmo de ter percebido o valor que poderia ser conseguido uma vez havendo essa cooperação. Esse foi o primeiro passo para estabelecer uma multilateral negociação entre os países envolvidos nesse processo.
Os principais assuntos abordados foram:
a) Desenvolvimento regional e mundial;
b) Liberalização as mercados globais;
c) A função da região asiática e pacífica;
d) Oportunidade para a cooperação global em específicas áreas e futuras fases dessa cooperação.
Deste modo a APEC começou a ser reconhecida como uma importante organização que cria mecanismos para dar suporte aos esforços para estimular e fortalecer o desenvolvimento das negociações multilaterais entre os países oriundos da Ásia assim como do pacífico.
Nesse primeiro encontro, cada representante expressou, em comum, que o substancial interesse era estabelecer um plano para alcançar o objetivo que era criar um sistema eficiente para que essas negociações ocorressem de forma multilateral. Não poderia ter havido melhor oportunidade para discutir como tornar isso real ou mesmo começar uma discussão sobre a questão do que o "uruguay round" um ano mais tarde ao encontro de 89.
Após um longo debate, firmou-se, com sucesso, o compromisso o qual tinha como