Aparelho respiratório
Como é a traqueia?
É um tubo com cerca de 12 centímetros de comprimento, situado abaixo da laringe por quinze a vinte anéis cartilaginosos. A traqueia é revestida internamente por uma mucosa, ou seja, tecido que produz muco. No caso da traqueia esse muco é o catarro.
Do que é formada
O catarro, além de aquecer e umidificar o ar que respiramos, retém suas impurezas, que são eliminadas pelos cílios, dotados de movimentos, ou batimentos, existentes nas células da traqueia. O movimento dos cílios conduz o muco para cima até a faringe. Isso dificulta a entrada de partículas, como o pó, no aparelho respiratório.
O que são
São duas ramificações da traqueia que penetram nos pulmões. Os brônquios são formados por anéis cartilaginosos semelhantes aos da traqueia. Por terem contato direto com o ar exterior, os brônquios podem ser facilmente atacados por vírus e bactérias ou ser afetadas por poeira e gases irritantes. Com isso os brônquios se inflamam: é a bronquite, doença muito comum entre crianças.
São ramificações dos brônquios dentro dos pulmões. Cada um dos brônquios penetra em seu respectivos pulmão, através de um orifício chamado hilo pulmonar. A partir daí, divide-se em diversos ramos que se distribuem por todo o pulmão. O conjunto das ramificações chama-se árvore brônquica.
O estreitamento dos brônquios
Os brônquios produzem um líquido de limpeza. Quando excessivo, esse líquido provoca um estreitamento desses órgãos. O estreitamento também pode ser ocasionado por alguma reação alérgica. As causas mais comuns são a poeira, pelos de animais, lã, penas, bactérias e mesmo certos alimentos, como ovos, peixe e chocolate. A doença resultante desse estreitamento chama-se asma brônquica. Já a inflamação dos bronquíolos recebe o nome de bronquiolite.
Pulmões