Intervenção sócio escolar danças folclorica
APRESENTAÇÃO
Este capitulo, é uma proposta de intervenção socioescolar onde se pretende demonstrar que apesar do desenvolvimento tecnológico, da urbanização dos grandes centro industriais e outras iniciativas do progresso.o folclore ainda é motivo de muito orgulho para um povo, pois representa suas tradições, sua cultura que por vezes são expressas através de suas danças. A presente proposta originou-se diante a preocupação em resgatar as danças folclóricas e folguedos como forma de manter uma identidade cultural e como um método articulador e interdisciplinar. A cultura tem a ver com a história de vida de cada individuo ao analisarmos o aspecto da cultura especificamente as danças folclóricas observamos que esta manifestação cultural expressa saberes que são apropriados, nas relações sociocultural de cada individuo.
A observação aconteceu na escola Padre Frederico Pastors. A opção por esta escola, como campo de experiência se deu pelo fato das Rocas se um bairro que tem uma associação de danças antigas e Semi desaparecidas. A Sociedade de Danças Antigas e Semi-desaparecidas Araruna, atualmente constitui-se em associação e, é reconhecida como entidade de utilidade pública, instituída pela lei nº 91 de 28 de agosto de1935. Foi regulamentada pelo decreto nº 50.517 datado de 2 de maio de1961.
O grupo Araruna tem como objetivo a divulgação e conservação da cultura norte-riograndense, principalmente por ser potiguar. Em nome desse amor a cultura potiguar, o Araruna vem vencendo as dificuldades e sobrevivendo ao longo de sua existência. Dificuldades essas que dentre elas esta o interesse das novas gerações pela conservação da cultura. Surgindo daí a idéia de elaborar uma proposta de intervenção socioescolar que viesse a resgate não só nas danças que propõe o Araruna mais todas as danças e folguedos que compõe as danças folclóricas potiguar.
O objetivo dessa proposta é levar em conta o desenvolvimento, a compreensão e a