Aparelho respiratório
Aparelho Respiratório
Toda atividade desenvolvida pelo nosso organismo depende da obtenção de energia a partir dos alimentos. Isso é conseguido, continuamente, pela respiração que consiste em reações de combustão no interior das células com participação do gás oxigênio.
O trabalho de fazer entrar gás oxigênio (O2) do ar no organismo para pô-lo em contato com as células é feito pelos órgãos que compõem o sistema respiratório.
Órgãos do aparelho respiratório
• Cavidade nasal: As duas cavidades por onde o ar entra no sistema respiratório são chamadas de fossas nasais. São separadas por uma cartilagem chamada cartilagem do septo, formando o septo nasal. Os pêlos no interior do nariz retêm as partículas que entram junto com o ar. É composto de células ciliadas e produtoras de muco. O teto da cavidade nasal possui células com função olfativa. Nesta região, a mucosa é bem irrigada e aquece o ar inalado.
• Faringe: pertence tanto ao sistema respiratório como ao sistema digestório. Liga-se também com a laringe e com o esôfago. Antes de ir para a laringe, o ar inspirado pelo nariz passa pela faringe.
• Laringe: é um tubo cartilaginoso de forma irregular que conecta a faringe com a traquéia. Situa-se na parte superior do pescoço. A laringe possui uma estrutura cartilaginosa que chama epiglote, que trabalha para desviar das vias respiratórias para o esôfago os alimentos deglutidos. Caso não ocorra este desvio, o alimento é expelido com uma tosse violenta. Na laringe encontramos as cordas vocais, que são pregas horizontais na parede da laringe. Entre as cordas vocais há uma abertura chamada glote e é por ela que o ar entra na laringe, provocando uma vibração nas cordas vocais e produzindo som. Na face anterior do pescoço forma-se a proeminência laríngea, chamada de pomo de Adão, que é mais visível nos homens que nas mulheres.
• Traquéia: A traquéia é um tubo de aproximadamente 12 cm de comprimento e 2,5 de diâmetro e suas paredes são reforçadas por uma