aparelho respiratorio
A respiração é essencial aos seres vivos. Resume-se na absorção pelo organismo de oxigênio (O2) que indispensável à produção de energia no corpo, e a eliminação do gás carbônico (CO2) resultante das oxidações celulares.
Figura 1: Órgãos do sistema respiratório.
As vias aeríferas podem ser divididas em:
Nariz
Faringe
Laringe
Traquéia
Brônquios
Pulmões
NARIZ
No interior encontramos a cavidade nasal, ela é subdividida em dois lados um direito e outro esquerdo. Cada lado dispõe de um orifício anterior que é a narina e um posterior denominado coana. As coanas fazem a comunicação da cavidade nasal com a faringe. É na cavidade nasal que o ar torna-se condicionado, ou seja, é filtrado, umidecido e aquecido.
FARINGE
A faringe é um tubo que começa nas coanas e estende-se para baixo no pescoço. Ela se localiza atrás das cavidades nasais e logo à frente às vértebras cervicais. Sua parede é composta de músculos esqueléticos e revestida de túnica mucosa. A faringe funciona como uma passagem de ar e alimento, ela se dividi em três regiões anatômicas: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe.
LARINGE
A laringe é um órgão curto que conecta a faringe com a traquéia. Ela se localiza na linha mediana do pescoço, frente da quarta, quinta e sexta vértebra cervicais.
A laringe tem três funções:
Passagem de ar durante a respiração;
Produz som, a voz por isso também é chamada de caixa de voz;
Impede que o alimento e objetos estranhos entrem nas estruturas respiratórias (como a traquéia).
Figura 2: Laringe.
A laringe é uma estrutura constituída principalmente de cartilagens, músculos e ligamentos.
TRAQUÉIA
A traquéia é um tubo de 10 a 12,5cm de comprimento e 2,5cm de diâmetro. Constitui um tubo que faz continuação à laringe, entra no tórax e termina se bifurcando nos 2 brônquios principais. Ela se situa medianamente e anterior ao esôfago, e apenas na sua terminação, desvia-se ligeiramente para a direita.
No interior da