APAG ES E RAIOS
Apagões têm acontecido com frequência nos últimos anos. Apenas durante o governo Dilma Rousseff, já foram registrados nove episódios de grandes proporções (interrupção de um volume de energia entre 800 MW e 12.900 MW).
Dados do Centro Brasileiro de Infraestrutura informam que o Brasil passou por 150 blecautes acima de 100 MW desde janeiro de 2011. Histórico:
Dezembro de 2000
Após uma década sem investimentos na geração e distribuição de energia elétrica, um racionamento teve que ser elaborado às pressas na passagem de 2000 para 2001. Foram estipulados benefícios para os consumidores que cumprissem a meta de cortar 20% do consumo de energia e punições para quem não conseguisse atingir essa meta.
Novembro de 2009
Um desligamento na usina de Itaipu deixou 18 estados no escuro. O Sudeste foi a região mais afetada. Quase 60 milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica. Em alguns lugares, o blecaute durou até seis horas. O problema ocorreu devido à interrupção de três linhas de alta tensão provenientes de Itaipu.
2011
Foi o ano que registrou o recorde de interrupções no fornecimento de energia no país. Em fevereiro, um blecaute provocado por falha no sistema de proteção de uma subestação em Pernambuco deixou oito estados do Nordeste às escuras. Auditoria do Tribunal de Contas (TCU) mostrou que só este apagão gerou um prejuízo de R$ 45,2 bilhões ao Tesouro.
Outubro de 2012
No dia 25, um apagão cortou a energia em nove estados do Nordeste e parte da região Norte por quase três horas. No dia 3 do mesmo mês, falha em um transformador em Itaipu afetou cinco estados (Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Acre, Rondônia) e parte do Centro-Oeste. Dezembro de 2012
Um problema na hidrelétrica de Itumbiara, em Goiás, atingiu seis estados. No Rio e em São Paulo, 2,7 milhões de pessoas ficaram sem energia.
Agosto de 2013
Uma queimada em uma fazenda no Piauí provocou um curto circuito que derrubou todo o sistema de