AP II
Material direto: é todo e qualquer material diretamente identificável com o produto ou que se torne parte integrante dele como a matéria prima os materiais de embalagens e secundários. Todo e qualquer material utilizado no processo de produção de determinado produto.
Mão de obra direta: é o trabalho aplicado diretamente na confecção do produto, de suas partes e componentes, ou na prestação de serviços. Nas indústrias esse tipo de serviço esta sendo cada vez mais substituído por maquinas e equipamentos.
Custos indiretos de Fabricação: São aqueles que dizem respeito a existência do setor fabril, como depreciação das maquinas e dos equipamentos, valor dos materiais consumidos nas manutenções, seguro contra incêndios e outros acidentes na fabrica, transporte e refeições da mão de obra etc.
Podemos entender que existe uma distinção entres esses conceitos pois o material direto e a mão de obra direta estão ligados diretamente com a produção da mercadoria já os custos indiretos são fazem parte do processo mas não são diretamente relacionados com a produção.
Segundo:
A departamentalização surge à medida que as empresas tornam-se maiores e se envolvem em processo mais sofisticados com diversificação de produtos em sua linha de produção. Forçando as dividir as principais atividades e tarefas organizacionais e transforma-las em responsabilidades departamentais ou divisionais. Para suprir as exigências, cada organização desenvolve um tipo de desenho departamental. O desenho departamental constitui uma característica fundamental na estrutura de uma organização. Sendo assim cada uma no seu departamento e responsável pela sua área sem se preocupar com o restante do processo produtivo.
Quando analisamos no aspecto de lucratividade claro que veremos resultados satisfatórios, pois com o agrupamento de pessoas com as mesmas especialidades em uma mesma área possibilita a troca de experiências o que resultara em ampliação dos conhecimentos de cada um deles o que