AOL
AOL ANYWHERE
A America Online, Inc. é uma empresa de 5 bilhões de dólares que ganha seu dinheiro vendendo serviços de acesso discado à Internet e publicidade na Internet, além de gerenciar atividades de comércio eletrônico para 21 milhões de usuários que se conectam à Internet via PC. É um feito bem impressionante, especialmente se considerarmos que a AOL é uma das poucas empresas de Internet que realmente chegaram a obter lucros.
Uma razão para o sucesso da AOL tem sido seu foco concentrado sobre o consumidor médio e sua determinação em fazer com que a utilização de seus serviços seja simples e clara. Outros provedores de serviços de Internet (ISPs) têm oferecido processos complicados e poucas instruções para os usuários. A AOL, no entanto, oferece um software exclusivo que integra em uma só interface o acesso a seu conteúdo, ao serviço de-mail e ao serviço de mensagens instantâneas. Outros provedores oferecem esses serviços em interfaces separadas, o que muitas vezes confunde os usuários.
Mesmo assim, os proprietários da AOL não estão satisfeitos. A visão que têm é que, dentro em breve, a empresa oferecerá ao usuário as opções de enviar mensagens instantâneas pelo telefone celular, via AOL, de verificar a situação de sua carteira de ações pelo palmtop, também via AOL, de receber notícias por sua televisão AOL e, é claro, de comprar presentes de última hora no site Shop@AOL. Os analistas chamam isso de ‘computação generalizada’ — um vasto conjunto de empresas oferecendo muitas novidades recentemente inventadas na área de equipamentos de informação que podem ser conectados à Internet. A AOL batizou sua versão de AOL Anywhere. Seu diretor-presidente, Stephen Case, admite: “Queremos ter uma penetração tão grande quanto o telefone e a TV, mas também ser ainda mais valiosos na vida das pessoas”.
Como quebrar o Windows
Os analistas do setor prevêem que até 2002 as empresas estarão vendendo mais de 55 milhões de equipamentos de informação por