Ao Infinito e Além
DU SAUTOY, Marcus. Ao Infinito e Além (2009). Disponível em: . Acesso em 24 ago. 2013. O documentário “A História da Matemática (The Story of Maths)” foi escolhido como o melhor documentário produzido no ano de 2009, pela BBC de Londres. O quarto episódio, “Ao Infinito e Além”, mostra que Marcus Du Sautoy faz uma viagem pela história da matemática para tentar entender o porquê dela ser tão importante para as nossas vidas.
De acordo com o autor, tudo começou no verão de Paris, onde foi realizado o Congresso Internacional de Matemáticos de 1900. Esse congresso é tido como a mais brilhante reunião devido à palestra dada por David Hilbert. Em seu discurso, David Hilbert definiu a matemática moderna, apresentando uma lista com os 23 problemas mais importantes da história e que todos os matemáticos presentes e futuros deveriam tentar resolver. Dali pra frente, alguns conseguiram desvendar as gloriosas respostas, mas os que passaram a vida todas tentando e não conseguiram, acabaram mergulhando num desespero sem fim.
O primeiro problema da lista de Hilbert tem origem em Halle, na Alemanha Oriental, onde viveu o grande matemático Georg Cantor. Cantor foi a primeira pessoa que definiu, de uma forma totalmente compreensível, e entendeu o significado de infinito. Cantor estudou as variedades de conjuntos e tamanhos de infinitos, que pode ser observado no vídeo através de um esquema de fácil compreensão. Sautoy afirma que Cantor acreditava que conseguia demonstrar com certeza algumas de suas ideias usando princípios matemáticos, mas que também existe um infinito absoluto que estará sempre presente em Deus.
O grande problema que Hilbert sugeriu foi uma questão que o próprio Cantor pensou: se existe ou não um conjunto infinito de números maior do que o conjunto de todos os inteiros, mas menor que o conjunto de todos os decimais. Ficou claro no documentário que Cantor foi muito apoiado por um dos maiores matemáticos