análise
Primeira análise
1. Qual o objetivo do trabalho?
Expõe os fundamentos da Clínica da Atividade (Clinique de l’Activité)
- método de análise e compreensão do trabalho desenvolvido por Yves Clot, na França -, trazendo uma reflexão sobre suas possíveis contribuições para o campo da segurança no trabalho. A autora conclui que os conceitos de gênero de atividade e estilo (genre et style professionel), propostos por Yves Clot, são essenciais para a compreensão dos acidentes e suas causas.
2. Qual a problemática/justificativa?
Mas é sobre as noções de gênero e de estilo que pretendemos nos deter um pouco mais neste artigo, uma vez que representam, no nosso entender, as contribuições mais relevantes de Clot para o campo da segurança no trabalho.
3. Principais pontos do referencial teórico.
CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. Petrópolis: Vozes, 2006. Sobre as questões teórico-metodológicas em torno da Clínica da Atividade, recomendamos a leitura Le travail sans l´homme - pour une psychologie des mileux de travail et de vie. Paris: La Découverte, 1995, e o posfácio “Un autre regard sur les usines”. In: ODDONE, I.; RE, A.; BRIANTE, G. Rédécouvrir l´expérience ouvrière. Paris, Editions Sociales, 1981. Para o leitor interessado em conhecer melhor sobre a trajetória de Yves Clot e suas fontes de inspiração, r
4. Qual a metodologia utilizada?
5. Quais os principais resultados da pesquisa?
Seus resultados representarem uma espécie de antevisão do que viria em seguida. Ou seja, ele se tornou um marco entre as investigações realizadas sobre a Petrobrás, ao descrever um momento de transição entre uma empresa que conseguia controlar relativamente bem seus processos de trabalho, apresentando um índice reduzido de acidentes graves, para uma empresa na qual esse controle seria, em um curto perío do de tempo, posto em questão.
6. Qual a principal conclusão que os autores