Análise a empresa DELTA
ISEG 2013/2014
Gestão Internacional
Professor Pedro Picaluga Nevado
Madalena Ferreira Ramos Pinheiro
“De caráter forte e sabor pronunciado, o lote Angola resulta da seleção dos melhores Robustas africanos caracterizados pelo seu aroma exótico. De caráter forte e sabor pronunciado este café proporcionará momentos de intenso prazer” in www.delta-cafes.pt
INDICE
Introdução …………………………………………………………………………… 2
Descrição do país …………………………………………………………………. 3
Desafio da Delta …………………………………………………………………… 4
Análise externa ……………………………………………………………………. 5
Análise interna ……………………………………………………………………. 6
Análise SWOT ……………………………………………………………………… 7
Fatores críticos de sucesso …………………………………………………. 8
Conclusão …………………………………………………………………………… 9
INTRODUÇÃO
No âmbito da unidade curricular de Gestão Internacional, decidi abordar o tema da internacionalização do café angolano no mercado europeu, nomeadamente em Portugal. O café exportado de Angola será o ponto de partida da pesquisa, que pretende explicar todo o processo de internacionalização deste produto no continente europeu.
A marca que selecionei foi a Delta Cafés, que é uma marca portuguesa que vende um produto importado de Angola, o café, o que permite perceber que esse produto angolano se internacionalizou, não só em Portugal, como no resto da Europa. Ou seja, a internacionalização do café vindo de Angola ocorre em simultâneo com a internacionalização desta marca.
O consumo de café na Europa teve um aumento significativo nos últimos anos, o que faz com que as empresas que comercializam café estejam interessadas em importar maiores quantidades deste produto para depois o venderem.
A existência de elevadas quantidades da planta do café em Angola leva a que os mercados angolanos optem por “abrir a porta” ao mercado externo, procurando escoar os excedentes do produto e permitindo a internacionalização do seu café nos