Análise vertical e horizontal
Para tal, há diversos instrumentos e métodos que possam ser utilizados como indicadores da real situação financeira da empresa, assim como um melhor planejamento sobre os próximos passos que ela precisa adotar.
Um dos métodos mais utilizados para se ter uma posição mais precisa sobre o status financeiro da organização com base em um determinado tempo, é a análise vertical e a horizontal, pois permitem levar ao conhecimento de algumas demonstrações financeiras que não podem ser entendidas através de índices, por exemplo.
Análise Vertical
Também conhecida como análise estrutural, consiste em uma avaliação do ativo e do passivo como um todo, assim como a representatividade de cada item na Demonstração de Resultado na formação do lucro ou prejuízo.
O cálculo do percentual de participação relativa dos itens do Ativo e do Passivo pode ser feito dividindo-se seu valor pelos seus respectivos totais. A porcentagem dos itens da DRE pode ser feita dividindo-se pelo valor da Receita Líquida.
Além disso, pode ser feita uma comparação dos percentuais de determinada demonstração financeira em anos/períodos anteriores.
:
No exemplo acima podemos verificar, a partir do ativo total da empresa, um decréscimo da participação relativa dos investimentos de curto prazo (Ativo circulante), que passaram a representar de 50% para 46% do ativo total em 20X2.
Análise Horizontal
Tem a função de evidenciar a evolução dos itens das demonstrações contábeis por períodos. É estabelecido um número-índice considerando o mais antigo como índice-base 100. Então, podem ser calculadas movimentações anuais. Quanto foi o aumento do ativo circulante em 3 anos ou a redução do passivo não circulante em 10, de forma detalhada.
As vendas líquidas cresceram 1,73 ou 73% e 1,26 ou