Análise SWOT - caso PEG BAG
Análise do Macro Ambiente
ECONÔMICO
A utilização da PEG BAG sacola retornável diminuirá a distribuição e o consumo de sacolas plásticas que conseqüentemente deixará de ser uma fonte de degradação para o meio ambiente e tornará uma solução econômica e social no país, passando a gerar emprego para a população não qualificada e receita para os pequenos e micro empresários fornecendo soluções ambientais.
Através de pesquisas levantadas pela Fundação Verde, estima-se que a produção de filme plástico no Brasil seja de 210 mil toneladas anuais, o que, em termos do lixo produzido, corresponde a cerca de 9,7% de todo o lixo do País. Considerando que cerca de 55% do lixo nacional são depositados a céu aberto em lixões, tem se uma quantidade assustadora de sacos plásticos produzidos, utilizados e dispensados anualmente, com a conseqüente poluição que eles resulta.
O mundo consome 1 milhão de sacolas plásticas por minuto, o que significa quase 1,5 bilhão por dia e mais de 500 bilhões por ano. Produzimos e usamos atualmente 20 vezes mais plásticos do que há 50 anos, pois praticamente em tudo é utilizado.
Cada família brasileira descarta cerca de 40 quilos de plásticos por ano. E foi pensando em todo esse impacto ambiental, efeito estufa e responsabilidade social que a nossa empresa ECO.COM desenvolveu um produto que possa diminuir a degradação do meio ambiente. Nossa missão para um futuro muito próximo é que 90% da população utilize as sacolas retornáveis
POLÍTICO
O mundo todo está voltado à conscientização ambiental com a venda e distribuição de sacolas retornáveis. Em alguns países como Alemanha, Irlanda e China e preciso pagar para utilizar sacolas plásticas.
No Brasil, diversos estados também já se mobilizam, seja através de lei ou de campanha de sensibilização para minimizar o uso de sacolas plásticas. O Governo Estadual do Paraná, por exemplo, promove parcerias com donos de rede de supermercados para