Análise sobre as formações sociais primitivas e antigas
Povos Primitivos
Os povos primitivos são aqueles que sobrevivem através da caça e da pesca, colhendo o que a natureza poderia lhe oferecer, constrói abrigos com pedras lascadas, conhece o fogo, e desenvolvem armas. Esses pequenos grupos selvagens, considerados também como hominídeos realizam a mesma função em seus trabalhos, possuem uma divisão segundo as condições naturais de produção e não uma organização de poderes e classes. Nesse período o homem passa por fases que evoluem seu comportamento. Desse modo a divisão foi crescendo de acordo com o desenvolvimento as formas de produção. Ele vivia sobrevivendo da fome, ataque dos animais valentes e com medo da natureza.
As crianças eram educadas através das atividades dos pais. Acompanhavam seu pai ou sua mãe, nas ocupações domésticas ou agrícolas. Assim, de forma espontânea ia vivendo até se tornar um deles.
Povos Antigos
Egito
Os egípcios tinham uma organização social com classes nitidamente separadas e a toda uma civilização de tipo agrícola e sedentário. A educação é totalmente dependente da organização social e política. O poder dos reis passava de pai para filho, isto é, era hereditário.
Acima do poder estava faraó, e em ordem de importância, estavam o Vizir do Alto Egito, o do Baixo Egito e o Sumo-Sacerdote de Amon-Rá, um dos principais deuses do Egito Antigo. Os vizires contavam com a ajuda dos supervisores e dos nomarcas, isto é, os governadores dos nomos, os distritos do Egito. Os nomarcas por sua vez, eram auxiliados pelos funcionários do governo, os escribas, que sabiam ler e escrever.
A maior parte da população egípcia morava em pequenas cabanas feitas de junco, madeira e barro. As casas dos egípcios mais ricos eram confortáveis. Feitas com tijolos de barro secos ao sol, elas eram bem decoradas e mobiliadas. Em suas atividades de caça e pesca no Nilo, os egípcios navegavam em