Análise Sistemática do grupo I de Cátions - Ag+, Pb2+e Hg22+
I. Objetivos
Formar cloretos insolúveis em meio ácido. Precipitar os cátions Ag+e Pb2+
Separar por solubilidade seletiva e reconhecer as reações específicas.
II. Materiais e Reagentes
Tubos de ensaio, bureta de 50 mL ou 25 mL, pipeta graduada de 10 mL, bico de bunsen, tripé e tela de amianto, bastão de vidro, suporte para bureta, Solução de Ag+, Pb2+e Hg22+, NH4OH, Centrífuga, HNO3
III. Procedimento Experimental
Tomar 2 ml da solução original contendo os cátions Ag+, Pb2+e Hg22+ e adicionar gotas de solução de ácido clorídrico, HCl (6M), até completa precipitação de AgCl, PbCl2 e Hg2Cl2. Centrifugar, abandonar o sobrenadante, lavar o precipitado três vezes com água destilada.
Adicionar 1 ml de água destilada ao precipitado e aquecer em banho-maria por 3 minutos, agitando vigorosamente.
Centrifugar, separar o precipitado de AgCl e Hg2Cl2 e reservar o sobrenadante que contém cátions de Pb2+.
Lavar 3 vezes o precipitado de AgCl e Hg2Cl2 com 1 ml água destilada quente, juntar as 3 águas de lavagem à solução de Pb2+, reservando- a para posterior confirmação do Pb2+.
Ao precipitado de AgCl e Hg2Cl2 , adicionar 1ml de NH4OH concentrado, agitando vigorosamente, com auxílio de bastão, até a máxima solubilização do precipitado.
Centrifugar, separar o precipitado (complexo insolúvel de amidocloreto de mercúrio II, Hg(NH2)Cl, e Hg metálico). Reservar o sobrenadante que contém o complexo solúvel de diaminoargentato, ou seja, Ag(NH3)2Cl.
Adicionar 1ml de NH4OH concentrado, ao precipitado de HgNH2Cl2 e Hg0, agitando vigorosamente, centrifugar e juntar o sobrenadante a solução que contém o complexo solúvel de Ag+.
Após a adição do NH4OH não houve solubilização total.
Tratamento da solução aquecida de PbCl2 para confirmação do Pb2+ na solução original:
Dividir a solução de Pb2+ em três partes:
• Parte A: Adicionar gotas de solução de iodeto de