Pesquisa de Tração, Dureza e seus respectivos ensaios
São Paulo
2014
Sumário
Introdução 2
Propriedades dos matérias 2
Ligações químicas 3
Ligações Secundárias 3
Propriedades Elétricas 4
Propriedades mecânicas 5
Propriedades térmicas 6
Ensaios tecnológicos 7
Mas, para que serve os ensaios? 8
Onde são feitos os ensaios 8
Tração 11
Ensaio de tração 12
Ensaio de Dureza 15
Ensaio de dureza Brinell 15
Conclusão 18
Bibliografia 19
Introdução
Propriedades dos matérias
Os diferentes materiais que estão ao dispor do Homem possuem um conjunto de propriedades que os recomendam para uma determinada aplicação em particular. Os requisitos que essa aplicação exige condiciona, assim, a utilização de um ou de outro material. As propriedades dos materiais podem agrupar-se nas seguintes grandes famílias:
Propriedades Ambientais;
Propriedades Físicas;
Propriedades Químicas;
Propriedades Tribológicas.
Algumas das propriedades dos materiais dependem da quantidade de material, tais como a massa, a energia e a entropia; são designadas por propriedades extensivas. Outros tipos de propriedades não dependem da quantidade de material, tais como a plasticidade, a viscosidade e a tensão de ruptura; este tipo de propriedades são designadas por intensivas. A divisão das propriedades dos materiais em extensivas e intensivas poderá considerar-se uma forma de classificação muito restrita.
Muitas propriedades dos materiais não são, de um modo geral, constantes. As diferentes propriedades são determinadas em ensaios, que podem ser realizados nas mais variadas condições, nomeadamente, de temperatura, humidade e tempo (velocidade de execução do ensaio), com proveste de diferentes tipos, utilizando diferentes métodos, etc. Estes serão fatores alheios ao próprio material.
Independentemente dos fatores externos, alguns tipos de materiais apresentam valores das propriedades constantes, qualquer que seja a direção