UFF Analítica Exp. 1
Laboratório de Química AnalíticaExperimental I
Aluno: Leandro Lino Tomé
Professor: Geraldo AndreThurler Fontoura
Relatório:
Classificação de Cátions: Grupo I
Niterói, 22 de Março de 2012.
Introdução:
Para fins de análise qualitativa e sistemática, os cátions são classificados em grupos, tomando-se por base sua peculiaridade a determinados reagentes. Pelo emprego sistemático desses assim chamados reagentes de grupo (que são específicos para cada grupo), podemos tirar conclusões sobre a presença ou ausência de grupos de cátions, e também separar tais conjuntos para uma posterior análise.
Os reagentes usados para a classificação dos cátions mais comuns são selecionados com base na formação ou não de precipitados. Por isso, pode–se dizer que a classificação dos íons mais comuns é baseada nas diferenças de solubilidade de seus cloretos, sulfetos ou carbonetos.
Grupo I. Os cátions deste grupo formam precipitados com ácido clorídrico diluído. Os íons deste grupo são: chumbo, mercúrio (I) e prata.
A análise qualitativa é um método para identificar uma substância desconhecida passando por uma série de análise química. A marcha analítica está baseada em reações químicas conhecidas, de forma que cada substância química somou produto analisa um cátion específico. Se não ocorrer a reação prevista, significa que o cátion está presente. Se a reação não acontecer, o analista passa ao cátion seguinte.
Objetivo:
Identificar e confirmar a presença de cátions do grupo I em uma solução tal.
Reações de Caracterização dos cátions:
Testes para o Cátion de Prata (Ag)
Reação com Cloreto:
Ag+ + Cl-AgCl (s) (branco)
Reação com Iodeto:
Ag+ + I- AgI (amarelo)
Reação com Cromato:
2Ag+ + CrO42- Ag2CrO4 (s) (marrom avermelhado)
Testes para o Cátion de Chumbo (Pb)
Reação com Cloreto:
Pb2+ + 2Cl- PbCl2 (s) (branco)
Reação com Iodeto:
Pb2+ + 2I-PbI2 (s) (amarelo vivo)
Reação