Análise Sintática
Disciplina: Sintaxe
TAREFA 2.2
Cumpra o solicitado nas 3 questões abaixo, salve o arquivo como o nome Tarefa 2.2 e envie pelo link da Tarefa 2.2 na sala de aula.
1) Leia com atenção ao texto abaixo:
Inquieto, o dono do boteco observava atento o comportamento estranho de alguns fregueses. Volta e meia, passava entre as mesas surradas pelo tempo. O barzinho tornara-se uma espelunca: moscas sobrevoavam os copos de cerveja e os pratos de tira-gosto (mandioca cozida, iscas de fígado bovino, carne de sol, pedaços de lingüiça...).
O medo era que algum esperto se levantasse e fosse embora sem pagar. A plaquinha? “Fiado só amanhã” era apenas uma marca de sua esperança de poder arrecadar dinheiro honesto para o sustento da família. Todos liam, ninguém respeitava. Às vezes, um exaltado começava a falar alto e, não raro, acontecia alguma rusga e até tiro já perturbara a paz do botequim.
Outras vezes, alguém – um desconhecido – entrava no bar, fazendo arruaças e isso era motivo de briga certa.
(Fernando Sabino)
Considerando os conceitos de frase, oração e período e as relações de coordenação e subordinação, responda ao que se pede:
1. Retire do texto e copie abaixo:
Um exemplo de frase nominal: A plaquinha?
Um exemplo de período simples: Inquieto, o dono do boteco observava atento o comportamento estranho de alguns fregueses.
Um exemplo de período composto: O medo era que algum esperto se levantasse e fosse embora sem pagar.
2. No período “O medo era que algum esperto se levantasse e fosse embora sem pagar”, as orações mantém relação de dependência (orações subordinadas) ou independência (orações coordenadas)? Por quê? No período há três orações. Na primeira (o medo era), a relação é de dependência, tanto do ponto de vista sintático quanto semântico, pois a segunda (que algum esperto se levantasse) completa o sentido da primeira. Já a