Análise semiótica heineken
Angelise Longo
Link imagem> http://www.cafecomgalo.com.br/wp-content/uploads/2012/09/heineken-rio-de-janeiro1.jpg
Introdução
Neste trabalho será apresentada análise semiótica sobre uma peça publicitária da marca HEINEKEN. A análise dará ênfase nas cores da ilustração, pois a marca por si, já tem como “lembrança de marca” a cor.
“A HEINEKEN está presente no mercado brasileiro desde 1990, única no Brasil sem conservantes, 100% natural, produzida com levedura tipo A, exclusividade HEINEKEN, 100% malte e lúpulo especial. O processo de fabricação conta com cuidados totalmente diferenciados, o que lhe confere um sabor marcante, refinado, consistente e premiado internacionalmente. Utilizando somente água, malte de cevada, lúpulo e levedura – sem conservantes ou adjuntos – associados a exclusivos métodos de fabricação, o resultado é uma cerveja aromática, saborosa e com personalidade única. No início de 2010, o grupo holandês anunciou a compra da mexicana Femsa, dona das marcas Kaiser, Bavaria, Sol e Xingu no Brasil, por US$ 7.6 bilhões.”
Considerações sobre os procedimentos de análise
A análise será baseada conforme o método de estudo semiótico descrito por Lucia Santaella. Assim, signo seria:
Defino um signo como qualquer coisa que, de um lado, é assim determinada por um objeto e, de outro, assim determina uma ideia na mente de uma pessoa, esta última determinação, que denomino o interpretante do signo, é, desse modo, mediatamente determinada por aquele objeto. (Santaella, 2000 p.12)
O objetivo desde a concepção do pensamento até um processo de interpretação do signo são fenômenos mentais e produtos da mente. A semiótica e Peirce nos fazem reorganizar nosso raciocínio e a maneira de compreender, perceber o mundo. O uso de qualquer signo, desde que envolva o conhecimento ou a consciência ligada à significação, mostra que a mente captou a relação de sua significação.
Análise
No anuncio analisado, a