Aborto
Este trabalho tem como principal objectivo desvendar o tema do aborto, recorrendo a um estudo vasto e, intensivo sobre o mesmo tentando assim responder e esclarecer as muitas dúvidas que surgem quando este tema é solicitado. Ao longo deste trabalho tentei dar resposta a algumas das seguintes questões: Será que as mulheres têm o direito de interromper uma gravidez não desejada?
Deverão alguns abortos ser permitidos enquanto outros não? O estatuto legal do aborto decorre directamente do seu estatuto moral? Ou deverá o aborto ser legalizado, mesmo que seja algumas vezes, ou mesmo sempre, moralmente errado?
Espero, com este trabalho, elucidar e ajudar o leitor a criar a sua própria opinião, relativamente este tema visto que este trabalho é completamente neutro no que toca a opiniões políticas, religiosas ou éticas dando assim ao leitor a possibilidade de formar a sua opinião, sem quaisquer influências por algo referido em qualquer componente deste trabalho.
Foram feitos todos os possíveis para tornar agradável a consulta e leitura do trabalho, esperando que seja do agrado do leitor e, principalmente, que este consiga formar a sua opinião e com isto perceber melhor todos os aspectos importantes inerentes a este polémico tema.
Aborto
Definições:
O que é o aborto?
Aborto é a interrupção da gravidez pela morte do feto ou embrião, podendo ser espontâneo ou provocado. O feto expulso com menos de 0,5Kg ou 20 semanas de gestação é considerado aborto.
Aborto espontâneo
O aborto espontâneo é o fim acidental de uma gravidez com menos de 20 semanas de gestação. A causa mais comum é o defeito no embrião. Os fetos com más formações morrem antes do fim da gravidez e por isso impede o seu desenvolvimento natural, daí resulta um aborto involuntário.
Aborto provocado
Aborto provocado é a interrupção deliberada da gravidez; pela extracção do feto da cavidade uterina.
Interrupção voluntária da gravidez
O aborto voluntário ou forçado ocorre quando alguém