Semiótica - Linguagem Verbal e Não-verbal
SEMIÓTICA : Linguagem verbal e não verbal
São Paulo
Maio, 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.......................................................3
DESENVOLVIMENTO................................................4
CONCLUSÃO...........................................................17
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................18 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo discorrer sobre alguns termos da semiótica, uma vez que, esta ciência tem grande importância contemporânea nas mais diversas áreas do conhecimento e especialmente na comunicação. Com base nisto, damos foco às linguagens verbal e não-verbal e seus signos, explicando de forma clara tais termos e suas utilidades, além de analisar alguns signos.
O enfoque da utilização destes elementos da comunicação estará nas propagandas publicitárias, e nas diversas maneiras que ela permite que quem deseja passar sua mensagem pode fazê-lo, dando diversos sentidos e fazendo-se entender das mais variadas formas.
Pretende-se, deixar uma impressão final de como as linguagens verbal e não-verbal são importantes nos tempos modernos em seu grande potencial comunicador.
DESENVOLVIMENTO
Sendo linguagem um sistema do qual o homem comunica suas ideias e sentimentos, podendo ser através da fala, da escrita ou de outros signos convencionais.
Linguística é o nome da ciência que se dedica ao estudo da linguagem. Margarida Petter acrescenta que Linguística detém-se na investigação da científica da linguagem verbal humana.
Complementando a linguística existe a Semiótica, palavra que provém da raiz grega ‘semeion’, que denota signo. Assim, desta mesma fonte, temos ‘semeiotiké’, ‘a arte dos sinais’. Esta esfera do conhecimento existe há um longo tempo, e revela as formas como o indivíduo dá significado a tudo que o cerca. Ela é, portanto, a ciência que estuda os signos e todas as linguagens e acontecimentos culturais como se fossem fenômenos produtores de significado, neste sentido