Análise semiotica de produtos
1. INTRODUÇÃO 6
6
1. INTRODUÇÃO
1.1 TEORIAS DA SEMIÓTICA COMPARATIVA
A análise Semiótica comparativa quando usada pela propaganda tem o objetivo de aumentar o potencial comunicacional de um determinado produto, imagem ou embalagem apresentada, ou seja, que elementos que as fabricantes utilizam para poder comunicar o que sua marca representa
7
2. OBJETIVOS
Este trabalho teve como objetivo mostrar uma análise semiótica comparativa entre dois produtos de uma mesma funcionalidade, de uma mesma linha, mas de fabricantes diferentes, desta forma, foi possível identificar o método utilizado por cada uma delas para atrair o público alvo e dar mais credibilidade ao seu produto. ⎫ O ponto de vista qualitativo- icônico – que são aspectos qualitativos de um produto que é efeito de suas cores, linhas, volumes, dimensões, texturas, luminosidade, composição, forma, design, etc. ⎫ O ponto de vista singular-indicativo – é analisado como algo que existe em um espaço e tempo determinado, são analisados os índices que apresentam sua origem. ⎫ O ponto de vista convencional – simbólico – os produtos são analisados no seu caráter, um tipo de produto, quais os horizontes de expectativas culturais eles preenchem, o poder representativo do produto, o tipo de usuário ou consumidor.
8
3. METODOLOGIA DA PESQUISA QUALITATIVA
O tipo de pesquisa que foi aplicada é o exploratório, pois tem como objetivo analisar e identificar as classes significativas nas embalagens de sabão em pó.
9
4. JUSTIFICATIVA DO ESTUDO
Tem fundamental importância, pois ao compararmos ambos os produtos, notam-se os símbolos presentes de cada embalagem, e o que esses aspectos influem na decisão final de compra.
10
5. CARÁTER DAS MARCAS
A análise a seguir, tem por meta comparar os rótulos e embalagens de duas marcas de sabão em pó,